Baco Pizzaria lança pizza feita com o melhor queijo do mundo

Redação

Em edição limitada, a Venticinque celebra o 1/4 de século da casa de Gil Guimarães com a cobertura de geleia de buriti, cogumelos e queijo Morro Azul, vencedor do Mundial do Queijo em 2024

O queijo Morro Azul, eleito o melhor do mundo no concurso Mundial do Queijo de 2024, é a grande estrela da cobertura que a Baco Pizzaria criou para celebrar seus 25 anos. A Venticinque, disponível em edição limitada a partir de 4 de setembro, leva ainda mozzarella de búfala, cogumelos shitake, geleia de buriti e passata de tomate Baco orgânico.

“Passamos vários meses em busca de um sabor realmente especial para comemorar o primeiro 1/4 de século da Baco”, conta Gil Guimarães, proprietário e chef da pizzaria. “Quando provei o queijo Morro Azul, pensei imediatamente: é isso! Encontramos o que procurávamos.”

Produzido em Pomerode (SC) pela Vermont Queijos Especiais, o Morro Azul é um queijo autoral de leite de vaca com casca branca (como o brie e o camembert) e massa cremosa. Ele é envolto em uma cinta de lâmina de carvalho, o que lhe confere sabor e aroma únicos.

Juliano Mendes, proprietário e mestre-queijeiro da Vermont, explica que o Morro Azul é perfeito para derreter. “Aquecido, ele desenvolve os aromas de cogumelo típicos dos queijos de mofo branco.” Por isso a escolha dos cogumelos para a cobertura: eles destacam ainda mais essa característica. “A pizza ficou animal”, empolga-se Juliano.

A Venticinque vem apenas no tamanho grande (R$ 119) e, por contar com um queijo inteiro no centro da pizza, não pode ser dividida com outro sabor. Ela ficará em cartaz, nas duas unidades da Baco e na Casa Baco do Casa Park, até o fim do estoque de Morro Azul, que não é muito grande. É melhor se apressar para conhecer a melhor pizza feita com o melhor queijo.

Sobre a Baco

Economista, chef e padeiro formado na França, o mineiro Gil Guimarães abriu a Baco em 1999. No início, era apenas uma banca no Quituart –coletivo de restaurantes e bares no Lago Norte brasiliense.

A unidade da Asa Norte surgiu no ano seguinte e, em 2003, Gil inaugurou a Baco da Asa Sul. Foi nessa época que ele criou alguns sabores de pizza que se tornaram clássicos e nunca saíram do cardápio: gorgonzola com pera, shimeji com alho-poró e calabresa bêbada (flambada na cachaça), entre outros.

Então surgiu Nápoles na vida do chef mineiro. Gil se apaixonou pelo estilo napolitano de fazer pizza – aquele que deu origem a todos os outros – e o introduziu na Baco. Em 2012, a casa recebeu a certificação da AVPN (Associazione Verace Pizza Napoletana), selo de qualidade reconhecido no mundo inteiro. Foi uma das primeiras pizzarias no Brasil a satisfazer os rígidos critérios técnicos da associação napolitana. 

Em seus 25 anos de trajetória, a Baco acumulou premiações. A revista Prazeres da Mesa a elegeu como a melhor pizza do Brasil por três vezes: 2016, 2017 e 2024. Também em 2024, a pizzaria ficou na 17ª posição do ranking 50 Top Pizza Latin America. Em Brasília, ganhou 23 prêmios de melhor pizza, concedidos por publicações como Veja Brasília e revista Gula.

Gil Guimarães também é dono da Casa Baco, com unidades no shopping Casa Park e no Mané Mercado, centro gastronômico ao lado do estádio Mané Garrincha. Além de pizzas napolitanas, a Casa Baco oferece pratos autorais das culinárias italiana e brasileira, com ingredientes típicos do cerrado.

Neste ano, Gil evou para além-mar as delícias da pizza napolitana-brasiliense, com a abertura em Lisboa da pizzaria Sofi’. Ele também assina o cardápio da Casa de Chá do Senac-DF, no centro da Praça dos Três Poderes, a atração mais concorrida de Brasília em 2024.

Baco Pizzaria

CLS 408, Asa Sul, Brasília

CLN 309, Asa Norte, Brasília

Instagram: @bacopizzaria  

Deixe um comentário